Fechar ( X )
 
 
 

DR. MARCELO ALVARENGA 8º PRESIDENTE DA APESP (1991-1994 E 2009-2010)

Natural de Araxá-Minas Gerais, nasceu em 15-05-1941 em uma família com 11 filhos (7 homens e 4 mulheres). Mudou-se para Londrina-PR em 1952, onde cursou o antigo ginásio e científico no Instituto Filadélfia.

Graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná em Curitiba em dezembro de 1966. Fez um ano e meio de residência em Clínica Médica no Hospital de Clínicas da UFPR (janeiro de 1967 a junho de 1968).  Foi aprovado no exame do ECFMG (Educational Council for Foreign Medical Graduates) em fevereiro de 1968 e continuou a residência médica nos Estados Unidos da América do Norte em julho do mesmo ano, ainda em Clínica Médica, no Coney Island Hospital em Nova York até junho de 1969. Iniciou a residência em Anatomia Patológica na YALE UNIVERSITY, em New Haven, Connecticut, em julho de 1969 até junho de 1971, quando transferiu-se para o Roswell Park Memorial Institute em Bufalo, centro especializado em tratamento de pacientes com câncer, até junho de 1972.

Continuou a residência em Anatomia Patológica no New England Deaconess Hospital, afiliado da Harvard University, em Boston, em julho de 1972, onde foi chefe dos residentes, lá permanecendo até setembro de 1973. Pouco antes do seu retorno ao Brasil, em junho de 1973, foi aprovado no exame de título de especialista em Anatomia Patológica e Citopatologia pelo AMERICAN BOARD OF PATHOLOGY.

Retornou ao Brasil em outubro de 1973, indo trabalhar no Instituto de Patologia de Campinas com o Dr. João Plutarco Rodrigues Lima e o Dr. Fortunato Antonio Badan Palhares. À convite do Prof. Dr. Thales de Brito, foi consultor de patologia cirúrgica da USP-SP de 1974 até 1978, tendo participado da formação de excelentes patologistas como: Abaeté Leite do Canto, Angelo Sementilli, Carlos Eduardo de Godoy, Filadelfo Venco, Filomena Marino Carvalho, Maria Claudia Zerbini,  Paulo Carneiro, Paulo Cardoso de Almeida, Paulo Saldiva, Roberto Falzoni, Roberto Ibrahim,  Venâncio Alves, Vera Capelozzi  e muitos outros.

Continuou morando e trabalhando em Campinas, tendo sido convidado pelo Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti a participar como docente do Departamento de Tocoginecologia da UNICAMP, um departamento multidisciplinar, iniciando as suas atividades em setembro de 1977. Dedicou-se ao estudo da patologia ginecológica e mamária, especializando-se mais em mama, ministrando vários cursos no Brasil e no exterior com a equipe do Professor Pinotti, mas continuando a exercer a patologia cirúrgica geral no Instituto de Patologia de Campinas.

Foi convidado e aceitou ser encarregado do setor de patologia mamária do Departamento de Anatomia Patológica da UNICAMP em 1990, onde participou da formação de inúmeros residentes, ministrando palestras, seminários e realizando reuniões semanais. Fundou e exerceu a função de chefe do Laboratório de Patologia Experimental e Imuno-histoquímica do CAISM (Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher, atual Hospital da Mulher Dr. José Aristodemo Pinotti), em conjunto com o Departamento de Anatomia Patológica da UNICAMP, em 1988. Defendeu o doutorado na UNICAMP em 1996, tendo sido orientador principal de 5 teses de mestrado e de 4 teses de doutorado, assim como co-orientador de 3 teses de doutorado.  Aposentou-se da UNICAMP em junho deste ano.

Em junho de 1997, foi contratado como coordenador do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital da PUC de Campinas, lá permanecendo até julho de 2010, tendo sido o responsável principal pela formação de 11 residentes.

Em junho de 2011, aposentou-se pela UNICAMP.

Permanece como sócio proprietário do Instituto de Patologia de Campinas, onde continua ativamente efetuando laudos de patologia cirúrgica e imuno-histoquímica e realizando exames de congelação peroperatórios.

Publicou 33 artigos científicos em revistas nacionais e 28 artigos em revistas internacionais, 14 capítulos de livros e 80 resumos de artigos científicos em anais de congressos. Ministrou cerca de 400 palestras  em cursos, jornadas e congressos .  Participou do Congresso Brasileiro de Patologia em 1974 em Curitiba e, desde então, tem participado de quase todos os congressos da Sociedade Brasileira de Patologia, onde ministrou palestras e seminários de lâminas de patologia mamária desde 1985, quando foi convidado pelo Prof. Dr. Getulio Sales e pelo Prof. Carlos Formiga.

Iniciou a sua participação na Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo (APESP) em 1974, ministrando aulas e seminários de lâminas, apresentando casos e participando da discussão dos casos. Foi presidente da APESP nas gestões 1991-1992 e 1993-1994, tendo voltado a exercer a presidência da APESP na gestão 2009-2010. Participou  ativamente das reuniões da APESP e da SBP, tendo sido coordenador do núcleo de patologia mamária da SBP, assim como continua exercendo plenamente a patologia cirúrgica no Instituto de Patologia de Campinas.

Copyright © 2024 - APESP - Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo - Visitas: 509.297 - Agência de Site Jundiaí