DR. RENATO LIMA DE MORAES JUNIOR 14º PRESIDENTE DA APESP (2013 - 2014)

Nasceu em Catanduva, estado de São Paulo em 15/05/1952, iniciou os estudos no Grupo Escalar Paulo de Lima Correa, mudou-se para São Paulo em 1959, onde estudou no Grupo Escolar Gomes Cardim e depois no Colégio Anglo Latino.

Voltou a Catanduva onde ingressou na segunda turma da Faculdade de Medicina de Catanduva, onde foi aluno na cadeira de patologia  do Dr. Jesus Carlos Machado,  graduando-se em 1976.

Fez residência em Anatomia Patológica na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, tirando seu título de especialista em Brasília, em 1979.

Ingressou no instituto Butantan como patologista em 1979, onde desenvolveu pesquisas com implante de tumores em ratos Nude e estudo do sistema imunológico das serpentes Crotalus terrificus, permanecendo na instituição até 1989.

Em 1984, foi tesoureiro do Congresso Regional Sul da SBP, realizado no Instituto Butantan.

Fez parte do grupo de  Linfomas neste instituto, em convenio com a Universidade de Kiel, iniciando a Imuno-histoquímica em 1984.

Em 1983 abriu laboratório de patologia atendendo a diversos clientes, convênios e instituições como a Santa Casa de Santo amaro até 2020. Foi responsável pela patologia da casa da Mulher de Osasco de 1994 até 1999, trabalhando na prevenção do câncer do colo uterino.

Em 1997 ingressou na diretoria da SBP como diretor de informática

Em 1998, fez parte do comitê de auxílio à implantação do sistema SISCOLO junto com Dr. Fernando Augusto Soares e Elias Fernando Miziara, junto ao Ministério da Saúde

Em 1999 desenvolveu o Programa de Incentivo e Controle da Qualidade (PICQ), teste de proficiência da Sociedade Brasileira de Patologia, tendo apresentado esse sistema no Congresso Advancing in Pathology Informatics Image informatic and Internet  em Pittsburg US onde recebeu menção especial de inovação.

Em 2000 assumiu o Laboratório de Patologia do Hospital Geral de Carapicuiba, mudando em 2001 para o Hospital geral de Itapevi, atendendo a prevenção de Cancer do Colo uterino de 5 municípios da região. Neste hospital desenvolveu o sistema de qualidade para implantação da ISSO 9001 e ONA. Encerrou suas atividades neste laboratório em 2011

Exerceu diversos cargos na SBP, atuando como Tesoureiro do Congresso Latino Americano da Sociedad Latino Americana de Patologia ( SLAP) em 2011 em Maceió sendo eleito Vice Presidente de assuntos Profissionais em 2015

Foi presidente da ABRALAPAC  Associação Brasileira de Laboratórios de Patologia e Citopatologia no Biênio 2001-2002

Foi presidente da APESP Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo no biênio 2013 -2014

Em 2016, assumiu a coordenação da Comissão de Acreditação do Programa de Acreditação e Controle da Qualidade da SBP (PACQ), lançando junto a essa comissão o Programa para todo o Brasil. Atuou como coordenador na Revisão do Manual de Laudos da SBP em 2019.

Em 2020 foi convidado para membro do Conselho consultivo da SBP

Encerrou as atividades do Laboratório Privado em 2020, assumindo o cargo de coordenador médico do laboratório de anatomia patológica do CEAC Leste em São Paulo e atua como patologista responsável pela Qualidade no Laboratório de Anatomia Patológica da Rede D’Or São Paulo.

Como hobby é aeromodelista e velejador, embora um tanto afastado devido a inumeros compromissos. No Aeromodelismo competia nas modalidades Combate FAI e AMA. Foi coordenador da Classe Day Sailer, sendo eleito Coordenador do Ano pela FEVESP ( Federação de Vela do Estado de São Paulo) no ano de 1995

Acompanhado suas filhas no mundo do Ballet, interessou-se pela história da dança e é autor do livro Socorro Minha Filha Quer ser Bailarina, um guia para os pais e mães de pequenas bailarinas, mostrando como é o mundo da dança para as aspirantes a baliarina .

Copyright © 2024 - APESP - Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo - Visitas: 525.026 - Agência de Site Jundiaí